sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Valor

O conceito de valor tem sido investigado e conceituado em diferentes áreas do conhecimento. A abordagem filosófica descreve-o como nem totalmente subjetivo, nem totalmente objetivo, mas como algo determinado pela interação entre o sujeito e o objeto. (Da Wikipédia)



Conversas com amigos são sempre muito proveitosas... Semanas atrás a conversa foi sobre valorização nos relacionamentos. Para ser bem específica, falamos sobre como homens e mulheres valorizam as falas e atitudes de forma diferente.

Para começar, a mulher nunca ouve apenas aquilo que o homem está dizendo. Se ela gosta do cara e ele pergunta: "Tudo bem com você?", a mulher entende: "Ei querida! Estou muito preocupado com você..." e deduz - mulheres adoram deduzir, apesar de serem péssimas nesse quesito - que o cara gosta dela, mas está com vergonha de dizer.

Não sou eu que estou dizendo, mas é fato que homens e mulheres falam línguas diferentes. A mulher valoriza cada "e" de uma frase, enquanto os homens nem se lembram do tom usado "Naquela" (com letra maíscula, a grande amiga das mulheres na hora de briga. Homens não sabem ser diretos - só quando eles saem ganhando com isso - e mulheres exageram tudo o que é dito. Resultado: o cara fala: "Você é linda, quer passar a noite lá em casa?" a mulher entende isso como um pedido de casamento. E tudo o que ele queria é dormir com ela.

Se os homens fossem mais diretos, as mulheres sofreriam com maior frequência, porém com menor intensidade. Se as mulheres entendessem o que é dito nas entrelinhas, os homens poderiam ser mais gentis.... Mas, desde que o mundo é mundo, homens e mulheres, de um jeito ou de outro, conseguem achar o equilíbrio nessa relação. O grande problema é que para conseguir se equilibrar na corda bamba sem dificuldade, é preciso anos de treinamento, de quedas e de decepções.


Para finalizar, quero deixar claro que, apesar do que muitos consideram um tom machista desse texto, sou completamente contra essa ideologia....

2 comentários:

Anônimo disse...

Vc me apresentou essa teoria há algum tempo atrás e concordei com tudo, pq isso é fato e verdade. Não acho que seja machista o texto e a teoria, são as verdades ditas sem rodeios.

Alba ... vivendo em busca dos sonhos disse...

Concordo com você. Em um diálogo entre um homem e uma mulher. Um vai dizer e o outro vai tentar entender - quando digo outro me refiro as mulheres - e vai sair com mil versões e teorias. Vai ficar pirada, na busca da versão que acredita ser a, de fato, verdadeira. Vai se consumir nessa tarefa impossível. Adorei o texto.